Home Informativo Notícias Distribuidoras questionam incentivos a geração distribuída no Brasil
Distribuidoras questionam incentivos a geração distribuída no Brasil

Uma nova discussão tem rodeado o setor energético brasileiro, com o crescimento exponencial da geração distribuída no Brasil depois de 2015 graças ao fortalecimento de incentivos e subsídios oferecidos ao setor, principalmente a geração fotovoltaica, as distribuidoras começam a questionar as regras vigentes.

O questionamento tem como base os custos na manutenção e distribuição e energia elétrica, um gerador fotovoltaico trás benefícios financeiros a seu proprietário que deixa de pagar pelo kWh consumido, porém, um dos custos que compõem a tarifa de energia é justamente o custo da distribuição que deixa de ser pago também.

Um dos argumentos utilizados pelas distribuidoras é de que, com o aumento considerável da geração distribuída no país os consumidores que ainda não aderiram à modalidade podem arcar sozinhos com o custo da distribuição de energia, elevando assim sua tarifa.

Pensando nisso a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu abrir audiência pública entre os dias 24 de janeiro e 19 de abril de 2019, a proposta é de que os subsídios atuais sejam mantidos até que a potência de micro e mini geração instalada alcance determinado nível, após isso novas regras devem ser consideradas e devem valer apenas para novas adesões, para quem já está no mercado as regras antigas devem permanecer vigentes.

A audiência pública aberta pela Aneel contará com com sessões presenciais no dia 21 de fevereiro, em Brasília (DF) , e em 14 de março, em São Paulo (SP). Uma terceira reunião será realizada em Fortaleza (CE), em 11 de abril.






COMPARTILHE:




CATEGORIAS:


Mais Notícias

Não temos mais nada relacionado a esta categoria...
Mais lidas
Trust Energy participa de evento sobre financiamento…
No dia 13 de fevereiro de 2019 foi realizado na cidade de Coronel Vivida/PR um evento que abordou os temas energia solar…
Trust Energy Participa de CDA ALFA 2019 em…
Durante os dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2019 ocorreu mais uma edição do Campo Demonstrativo Alfa na Linha Tomazelli em…
Distribuidoras questionam incentivos a geração…
Uma nova discussão tem rodeado o setor energético brasileiro, com o crescimento exponencial da geração distribuída no…