Home Informativo Notícias Distribuidoras questionam incentivos a geração distribuída no Brasil
Distribuidoras questionam incentivos a geração distribuída no Brasil

Uma nova discussão tem rodeado o setor energético brasileiro, com o crescimento exponencial da geração distribuída no Brasil depois de 2015 graças ao fortalecimento de incentivos e subsídios oferecidos ao setor, principalmente a geração fotovoltaica, as distribuidoras começam a questionar as regras vigentes.

O questionamento tem como base os custos na manutenção e distribuição e energia elétrica, um gerador fotovoltaico trás benefícios financeiros a seu proprietário que deixa de pagar pelo kWh consumido, porém, um dos custos que compõem a tarifa de energia é justamente o custo da distribuição que deixa de ser pago também.

Um dos argumentos utilizados pelas distribuidoras é de que, com o aumento considerável da geração distribuída no país os consumidores que ainda não aderiram à modalidade podem arcar sozinhos com o custo da distribuição de energia, elevando assim sua tarifa.

Pensando nisso a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu abrir audiência pública entre os dias 24 de janeiro e 19 de abril de 2019, a proposta é de que os subsídios atuais sejam mantidos até que a potência de micro e mini geração instalada alcance determinado nível, após isso novas regras devem ser consideradas e devem valer apenas para novas adesões, para quem já está no mercado as regras antigas devem permanecer vigentes.

A audiência pública aberta pela Aneel contará com com sessões presenciais no dia 21 de fevereiro, em Brasília (DF) , e em 14 de março, em São Paulo (SP). Uma terceira reunião será realizada em Fortaleza (CE), em 11 de abril.






COMPARTILHE:




CATEGORIAS:


Mais Notícias

Não temos mais nada relacionado a esta categoria...
Mais lidas
Trust Energy Participa de CDA ALFA 2019 em…
Durante os dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2019 ocorreu mais uma edição do Campo Demonstrativo Alfa na Linha Tomazelli em…
Trust Energy participa de evento sobre financiamento…
No dia 13 de fevereiro de 2019 foi realizado na cidade de Coronel Vivida/PR um evento que abordou os temas energia solar…
Distribuidoras questionam incentivos a geração…
Uma nova discussão tem rodeado o setor energético brasileiro, com o crescimento exponencial da geração distribuída no…